Comunicação eleitoral na web: os candidatos estão preparados?

Em 2012, a Internet deve entrar definitivamente no planejamento de campanha dos candidatos que concorrerão às eleições municipais marcadas para outubro. Se o case Obama já havia inspirado muitos candidatos, o uso extensivo das mídias sociais nas últimas eleições presidenciais brasileiras revelou o quanto estas ferramentas são essenciais na política. Não é mais possível pensar em campanhas políticas sem o emprego de ações na web que possam estreitar o relacionamento entre candidatos e eleitores.

Apenas para ilustrar a importância do digital nas eleições brasileiras, é importante citar um estudo realizado pelo Ibope em 2010, que mostrou um salto da Internet como fonte preferencial para a decisão do voto: de 2% em 2008 para 12% em 2010. E mais do que nunca, é no meio digital que os eleitores estão para compartilhar informação, tecer comentários e dialogar com os candidatos.

Porém, marcar presença na web, sem um plano de ação efetivo pode resultar em efeito contrário. Dialogar, interagir, propor temas de campanha e disponibilizar conteúdo de acordo com as características do meio web são palavras de ordem que devem entrar no vocabulário dos partidos políticos e seus candidatos.

Este é apenas o primeiro dos posts que serão gerados neste espaço para debater o lugar da comunicação eleitoral na web no universo político. Aguardem!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: